Chabino, cruzamento de carneiro com cabra.

Para quem não sabe, Chabino é o filho de um carneiro com uma cabra. Diz a Zootecnia que esse cruzamento é quase impossível de acontecer mas existem dois registros no mundo e o terceiro aconteceu no Brasil (Ver Berro n. 12, p. 5). A mãe era uma mestiça de alpina, avermelhada. O pai é um carneiro deslanado branco, tipo Morada Nova, pequeno. O fenômeno aconteceu em 1984, sendo amplamente noticiado na imprensa nacional.

Desse primeiro acasalamento nasceu uma “chabina”, de pelagem lisa, pêlos curtíssimos, de chanfro reto, orelha média, cor vermelha, cauda curta.

Não berrava como uma cabra. Para tirar a dúvida, Roberto Martins Franco, o proprietário acasalou a “chabina” com outro carneiro deslanado e nasceu um misto de carneiro e caprino, deslanado, muito pernalta, de cauda longa e temperamento colérico.

Esse produto ¾ carneiro e ¼ caprino passou por cariotipagem cromossômica na UNESP/Jaboticabal e confirmou que realmente era filho de uma fêmea meio-sangue cabra/carneiro. Também a “chabina” original provou ter sangue de cabra e ovelha, no exame de cariotipagem cromossômica.

O macho ¾, no entanto, mostrava nítida preferência sexual por ovelhas, rejeitando ou desprezando as cabras do curral. Aos 5 meses, um exame de fezes mostrava que o “chabino” ¾ apresentava uma infestação de 200 OPG, enquanto os demais machos ovinos ficavam entre 800-2.400 OPG.

Tudo isso entre 1984 e 1985. E hoje, como está o “Chabino” brasileiro? Os machos preferem cruzar com ovelhas e o resultado está nas fotografias: produtos brancos, ventas rosadas.

FOTOS

1- O carneiro cruzou a cabra e nasceu essa cabrita estranha, parecendo um veado.
2- A mãe chabina (meio sangue) e o filho chabino (3/4 carneiro).
3- O chabino ¾ é quase carneiro…
4- O chabino é um retorno ao mundo ancestral, quando caprinos e ovinos eram um tronco só.
5- Hoje – Descendentes do Chabino.
6- Hoje – Os chabinos são criados junto com cabras, mas não se cruzam.

(Publicado em “O Berro” nº 45 Set/Out 2001)

 

Filed in: Caprinos, Ovinos

Deixe seu comentário

Enviar comentário

© 1255 Fazenda Lageado. All rights reserved. XHTML / CSS Valid.
Desenvolvido e hospedado por AltaMogiana.com.